top of page
20190725_134116_edited.jpg

LATINO AMÉRICA SENTE

DECOLONIALIDADES LATINO AMERICANAS
ÁGUA| TERRA| CORPOS| MULHERES|
LIVRES

Publicações : Bem-vindo

“Caminante, son tus huellasel camino y nada más;
Caminante, no hay camino,se hace camino al andar.''

A arte de ser caminhante pelo mundo é uma das inspirações deste projeto, incentivar mulheres em busca de caminhos, traçados pelo corpo e narrativas de viagens pelo solo latino americano, sobretudo, brasileiro.

Publicações : Citação
20190725_142714.jpg
Publicações : Imagem

PELO DIREITO DOS CORPOS, DOS TERRITÓRIOS A UM OLHAR DECOLONIAL

SOBRE ESTE PROJETO

DESCOLONIZAR-SE É LIBERTAR-SE 

Limito-me a escrever sobre territórios infinitos - dos sentires - onde as linhas e fronteiras não separam, não discriminam, não matam, não segregam. Todo corpo é composto por limites, assim como por não limites, que habitam imaginários capazes de traçar infinitos.

Este espaço virtual é dedicado a análise de corpos, seus direitos, suas histórias, suas formas, seus sentires, suas peles, almas, ruídos e silêncios. Além disso, aqui nós damos voz aquelas que tanto são caladas em seus direitos de existir, de sentir (se). O corpo abordado é o que abrigada uma parcela da Terra que foi dividida, saqueada, COLONIZADA, e denominada por outrem de AMÉRICA LATINA, tudo o que compõem este pedaço de terra, muitas de suas formas de vida, seus elementos naturais que passaram - e seguimos passando - por um longo processo de colonização.

A ideia de Descolonização apresenta um grande estudo teórico de diversos autores, que serão aqui apresentados por mais, entrelaçando outras teoria, beirando a interdisciplinariedade de saberes contudo além de explicações analíticas, históricas, geográficas e teóricas que muitas vezes limitam o entendimento, nossa pesquisa e práticas nos levam para um lugar comum e acessível a TODXS: nossos próprios corpos dentro deste grande corpo, TERRA, mais dentro ainda, hemisfério sul, Latino América, Abya Yala.

Portanto, aqui é um espaço destinado a compartilhamento de saberes com o foco no que transpassa a todos os corpos vivos: O SENTIR e este ato, não limita-se a corpos humanos, mas a todos os seres que habitam esse continente e A América Latina sob esta lente de que ela, assim como nós também é um corpo com infinitos organismos que trabalham para o fluir da vida.


Assim, estabelecemos co-relações entre cosmovisões de povos tradicionais que enxergam, sentem e vivem a Terra e seus elementos naturais como Rios, Montanhas, como seus parentes e seus iguais, montanha sua avó, rio seu tio, etc... também apresentamos estudos acadêmicos e políticas acerca de defesa do Território.


Envolvemo-nos com esta Terra que habitamos, sentimos e nos envolve a todo momento.

Publicações : Galeria
lua_edited.jpg
Publicações : Imagem

SUBSTANTIVOS E SENTIDOS

Substantivos são palavras, palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), em número (singular e plural) e em grau (diminutivo, normal, aumentativo). 

Sentido. substantivo masculino Significação de uma palavra; significado. Sentido figurado, sentido da rotação terrestre, sentido, magoado, sentido, o que foi experienciado pelo corpo, sentido.

CORPO

 Do latim corpus, o termo corpo abrange várias acepções. , àquilo que tem uma extensão limitada.perceptível aos sentidos constituem um ser vivo, ao conjunto das coisas contidas numa obra escrita e à espessura ou densidade dos líquidos.

VIDA/SER VIVO

Propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte.
Capacidade de reprodução, direito a vida; vida conjunto de hábitos relativos a existência cotiana. Exemplos de seres vivos: seres do reino mineral,seres vegetais, animais, humanos.

TERRITÓRIO

Limitado. Grande extensão de Terra. Relações de poder, territorialidade. Disputa. Imaginário.

Publicações : Lista
20190802_101019.jpg
Publicações : Imagem

COLONIAL

De relações opressoras, exploradoras, sujeito colonizador, dominador de territórios, corpos, do tempo, da cultura. da ideologia, das vidas, dos seres vivos.

DECOLONIAL

Prefixo ''de'' contra em oposição ao sistema colonial. Pensamento epistemológico Sul Americano, com seu protagonismo e produção de conhecimento em destaque.

LUGAR

Na ciência geográfica, territórios no qual é estabelecida uma relação de identidade, afeto, a vinculação. Interação, correspondente ao eu e outro.

NÃO LUGARES

Marc Augé - não identificação, espaços de passagem, em sociedade capitalista -entrelugares- aeroportos, mercados, bancos. oposto a lugares e afetos.

Publicações : Lista
Publicações : Feed do Blog
vale%20lua_edited.jpg
Publicações : Imagem

INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS

ESTE ESPAÇO DEDICA-SE A COMPARTILHAR SITES/ REFERENCIAIS ACERCA DE TEMAS ABORDADOS NESTE CANAL

CLACSO - CONSELHO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS SOCIAIS -

https://www.clacso.org/  

Neste site você encontra infos sobre América Latina, pensamento Decolonial, vídeo aulas, cursos, seminários virtuais e infinidades sobre o tema, contando com autores latino americanos e de outras partes do mundo.

LATINO AMÉRICA PIENSA


https://latinoamericapiensa.com/

Notícias semanais, uma série de vídeos especial sobre pensamento latino americano e diversas questões conflituosas, críticas e essenciais sobre o território.

VANDANA SHIVA


navdanya.org/site/

Mulher indiana, líder global que luta em diversas causas a favor da democracia da Terra e do empoderamento feminino, soberania alimentar entre outros temas pertinentes e de urgência mundial. 

Publicações : Agenda
Buscar
Publicações : Blog2

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

Publicações : Inscreva-se
Publicações : Instagram

DECLARAÇÃO DA AUTORA

MULHER| LATINO AMERICANA| SAGRADA E PROFANA| ATIVISTA |  QUASE GEOGRAFA | CONTADORA DE HISTÓRIAS | BISNETA DE PARTEIRA | DESCOLONIZANDO O CORPO | SUBVERSIVA

20190721_154025.jpg

Percebo e compartilho o mundo a partir das minhas lentes, que por vezes se embaçam em meio a tanta fumaça e informações. Nestas vezes, silencio. E, dentro do mais profundo silêncio emergem as palavras.


Acredito que a Terra é o grande paraíso perdido, que produz o suficiente para todos, que o conhecimento e a sabedoria podem ser grandes aliados na nossa jornada por isso, aqui é um espaço no qual trago reflexões e experiências vivenciadas neste corpo e neste continente.

Incorporar-se a si mesmo para mim, é abraçar e acolher a ancestralidade que nos trouxe, bem como enxergar que o futuro está nela, descolonizar-se para mim é libertar-se de tudo o que pode nos limitar e assumir o papel de quem escolhe em sua própria vida de quem coletivamente pode colocar-se a disposição para escolher e contribuir positivamente para mudanças necessárias em nosso Território, partindo do princípio - do corpo a Terra. 

Confio no sentimento e na percepção de que eu, tu, nós todos somos grandes espelhos da natureza, somos água, terra, somos vida e podemos assumir a responsabilidade e direito a regeneração, a saúde, a fluidez a felicidade e a evolução.

Quando penso ou sinto a natureza, sei que é/somos todos nós.

Pelos que vieram antes 

Por aqueles que aqui estão

Pelas nossas futuras gerações 

Publicações : Sobre

Obrigado pelo envio!

Publicações : Contato
bottom of page