top of page
Buscar
  • Foto do escritor@amandasandhas

Pelo direito dos corpos, dos territórios a um olhar decolonial

Limito-me a escrever sobre territórios infinitos - dos sentires - onde as linhas e fronteiras não separam, não discriminam, não matam, não segregam. Todo corpo é composto por limites, assim como por não limites, que habitam imaginários capazes de traçar infinitos.


Este espaço virtual é dedicado a análise de corpos, seus direitos, suas histórias, suas formas, seus sentires, suas peles, almas, ruídos e silêncios. Além disso aqui, nós damos voz aquelas que tanto são caladas em seus direitos de existir, de sentir (se). O corpo abordado é o que abrigada uma parcela da Terra que foi dividida, saqueada, COLONIZADA, e denominada por outrem de AMÉRICA LATINA, tudo o que compõem este pedaço de terra, muitas de suas formas de vida, seus elementos naturais passaram - e seguimos passando - por um longo processo de colonização.


A ideia de Descolonização apresenta um grande estudo teórico de diversos autores, que serão aqui apresentados por mais, entrelaçando outras teoria, beirando a interdisciplinariedade de saberes, contudo explicações analíticas, históricas, geográficas e teóricas, nossa pesquisa e práticas nos levam para um lugar comum e acessível a todxs: nossos próprios corpos dentro deste grande corpo, TERRA, mais dentro ainda, hemisfério sul, Latino América, Abya Yala.


Portanto, aqui é um espaço destinado a compartilhamento de saberes com o foco no que transpassa a todos os corpos vivos: O SENTIR e esse ato, não limita-se a corpos humanos, mas a todos os seres que habitam esse continente e A América Latina sob esta lente de que ela, assim como nós também é um corpo. Assim, co-relações entre cosmovisões de povos tradicionais que enxergam a Terra e seus elementos naturais como Rios, Montanhas, como seus parentes e seus iguais, montanha sua avó, rio seu tio, etc... também apresentamos estudos acadêmicos e políticas acerca de defesa do Território. Envolvemo-nos com esta Terra que habitamos e sentimos.





30 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page